Professores

Diretores

Diretora Geral

Profª Dra Renata Guimarães Pompeu

É professora adjunta de Direito Civil da Faculdade de Direito da Universidade Federal de Minas Gerais. Doutora em Direito Privado pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2012) e Mestre em Direito Civil pela Universidade Federal de Minas Gerais (2006). Especialista em Análise Econômica do Direito pela University of Chicago (2015). Graduação em Direito pela Universidade Federal de Minas Gerais (1999). Tem  experiência na área de Direito Privado, com ênfase em Direito Civil, notadamente em Contratos, Análise Econômica do Direito, Métodos Alternativos de Solução de Conflitos, Direito Médico e Teoria Geral do Direito Privado. Atualmente é diretora da Divisão de Assistência Judiciária e do núcleo docente estruturante (mandato quatro anos) da Faculdade de Direito da Universidade Federal de Minas Gerais.

Diretora Adjunta

Janaína Luchesi de Aguiar

Vice Diretora Adjunta

Andressa Freitas Martins

Professores

Frederico Gomes de Almeida Horta

Doutor em Direito pela Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG (2013), mestre em Ciências Penais pela UFMG (2006) especialista em Direito Penal Econômico e Europeu pela Universidade de Coimbra (Portugal – 2007) e bacharel em Direito pela UFMG (2004). Professor Adjunto de Direito e Processo Penal da Universidade Federal de Minas Gerais. Autor dos livros “Do concurso aparente de normas penais” (Lumen Juris, 2007) e “Elementos normativos da leis penais e conteúdo intelectual do dolo: da natureza do erro sobre o dever extrapenal em branco” (Marcial Pons, 2016), bem como de artigos diversos, publicados em coletâneas e periódicos científicos. Como pesquisador, tem se dedicado especialmente à Teoria do Delito e ao Direito Penal Econômico. É líder do Grupo de Pesquisa Teoria do Delito e Direito Penal Empresarial (GEPE).

Natália Cristina Chaves

Graduada em Direito pela Universidade Federal de Minas Gerais (2002). É mestre (2005) e doutora (2011) em Direito pela Universidade Federal de Minas Gerais, com foco em Direito Empresarial. Atuou como advogada, administradora judicial e liquidante no Estado de Minas Gerais. Atualmente, é professora Adjunta A, com dedicação exclusiva, na área de conhecimento de Direito Empresarial, do Departamento de Direito e Processo Civil e Comercial, da Faculdade de Direito da Universidade Federal de Minas Gerais.

Tereza Cristina Sorice Baracho Thibau

Possui graduação em Pedagogia com Habilitação em Orientação Educacional pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (1983) e Habilitação em Supervisão Escolar pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (1982). Graduação em Direito pela Universidade Cândido Mendes Ipanema – RJ (1990). Mestrado em Direito pela Universidade Federal de Minas Gerais (1994) e Doutorado em Direito pela Universidade Federal de Minas Gerais (2003). Foi Subcoordenadora do Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Direito da Universidade Federal de Minas Gerais (2008 – 2011). Foi Professora Assistente (1996-2003) e Professora Adjunta na Faculdade de Direito da UFMG (2003-2011). É Professora Associada na Faculdade de Direito da UFMG desde 05/2011 lecionando nos cursos de graduação (direito processual civil) e pós-graduação (direito e processo coletivo). Vice Diretora da Divisão de Assistência Judiciária da Faculdade de Direito da Universidade Federal de Minas Gerais (1996-1998 e 2010-2016). Tem experiência na área de Direito, com ênfase em Direito Processual Civil e Direito Processual Coletivo, atuando principalmente nos seguintes temas: ações coletivas no Direito Nacional e Comparado; tutela inibitória coletiva; aspectos processuais relativos a: legitimação ativa e passiva nas ações coletivas, coisa julgada coletiva e execução de sentença coletiva; direitos da personalidade e políticas públicas.

Resultado de imagem para João Alberto de AlmeidaJoão Alberto de Almeida

João Alberto de Almeida concluiu o mestrado em Direito Civil pela Universidade Federal de Minas Gerais em 1994. Concluiu o doutorado em Direito Constitucional pela Universidade Federal de Minas Gerais em 2008. Atualmente é Professor Associado II da Faculdade de Direito da Universidade Federal de Minas Gerais e Juiz do Trabalho – Tribunal Regional do Trabalho da 3ª Região. Atuou como Procurador do Estado de Minas Gerais, como Diretor e Orientador Forense da Divisão de Assistência Judiciária da Faculdade de Direito da UFMG (DAJ-FDUFMG) e como advogado em Minas Gerais. Possui 1 capítulo de livro, 2 artigos em periódico nacional e 1 livro publicado. Participou de 60 eventos no Brasil. Orientou 29 trabalhos de conclusão de curso na área de Direito. Recebeu 5 prêmios e/ou homenagens. Atua na área de Direito, com ênfase em Direito Civil, Direito Processual Civil, Direito Constitucional, Direito do Trabalho e Direito Processual do Trabalho.

Renata Christiana Vieira Maia

Graduada em Direito pela Faculdade de Direito Milton Campos, Mestra em Direito Empresarial – Faculdades Milton Campos e Doutora em Direito Processual Civil pela Universidade Federal de Minas Gerais. Professora adjunta da Universidade Federal de Minas Gerais. Ex-coordenadora do Centro de Mediação e Cidadania da UFOP-MG.

Humberto Agrícola Barbi

Curso superior concluído em 1955 na Faculdade de Direito da UFMG; aprovação em concurso para juiz de Direito em Minas Geris em 1959; Juiz do trabalho no Rio de Janeiro em 1964; Professor Auxiliar na Faculdade de Direito da UFMG em 1970; Procurador da República em 1974; Professor Assistente na Faculdade de Direito da UFMG em 1977; Professor de Direito Civil na Faculdade de Direito da UFMG DE 1971 à 1999; Chefe de Departamento de Direito e Processo Civil e Comercial da Faculdade de Direito da UFMG, de 1981 à 1983; participação como representante do pensamento jurídico na mesa redonda realizada na Academia Mineira de Medicina sobre o Projeto Genoma; exercício do cargo de Procurador da República em Minas Gerais de março de 1993 à 1997; exercício do cargo de Procurador –chefe da Procuradoria da República de Minas Gerais de março de 1993 à março de 1994; promoção ao cargo de Procurador Geral da República em 1994; exercício do cargo de Subprocurador Geral da República em Brasília; exercício da advocacia em primeira e segunda instancias em Minas Gerais desde 1955; título de Personalidade do Ano em Minas Gerais, nas atividades forenses, em 1988, outorgado pelo Clube dos Advogados de Minas Gerais; Medalha Santos Dumont, no grau ouro, outorgada pelo Governo dos Estado de Minas Gerais, em 1993; titulo de colaborador emérito da Policia Federal em 1993; orientador voluntário da Divisão de Assistência Judiciária da Faculdade de Direito da UFMG desde 2010.

Júlio César Faria Zini

Doutor e Mestre em Ciências Penais pela Universidade Federal de Minas Gerais/UFMG, Bacharel em Direito pela Universidade Federal de Minas Gerais/UFMG. Professor Adjunto de Direito e Processo Penal da Universidade Federal de Minas Gerais/UFMG; Professor-orientador da Divisão de Assistência Judiciária Prof. Paulo Edson de Sousa da Universidade Federal de Minas Gerais/DAJ-UFMG; Líder do Grupo de Estudos “Filosofia da Linguagem e Direito Penal”/FD-UFMG. Estagiário, Estagiário-bolsista, Diretor Adjunto (2002-2004), Orientador jurídico e judiciário de “Prática Penal” e “Prática Cível” (2004-2011) na Divisão de Assistência Judiciária Prof. Paulo Edson de Sousa /DAJ- UFMG, Conselheiro do Instituto de Ciências Penais/ICP.

 Mônica Sette Lopes

Possui graduação (fevereiro de 1985) e doutorado em Direito (dezembro de 1992), ambos pela Universidade Federal de Minas Gerais, com tese intitulada A equidade na formação e na conformação da norma judicial. Desembargadora (aposentada) do Tribunal Regional do Trabalho da 3ª Região. Professora associada da Faculdade de Direito da Universidade Federal de Minas Gerais onde leciona nos cursos de graduação e de pós-graduação. Produz e apresenta o programa Direito é música, transmitido pela Rádio UFMG, pela Rádio Justiça, pela Rádio Nacional-AM de Brasília e pela Rádio Cultura de Joinvile (105FM). Professora residente do Instituto de Estudos Avançados Transdisciplinares da Universidade Federal de Minas Gerais no período de março de 2009 a fevereiro de 2010. Professora visitante da Université Laval/Quebec/Canadá.

Juliana Cordeiro de Faria

Possui Mestrado em Direito pela Universidade Federal de Minas Gerais (1998) e Doutorado em Direito pela Universidade Federal de Minas Gerais (2004). Atualmente é professora adjunta da Faculdade de Direito da Universidade Federal de Minas Gerais e Chefe do Departamento de Direito e Processo Civil e Comercial. Tem experiência na área de Direito, com ênfase em Direito Civil, Processual Civil, Arbitragem e Mediação. (Texto informado pelo autor)